Com as sucessivas perdas registadas no Kwanza a cada leilão de divisas efectuado pelo BNA, desde Janeiro, quando as autoridades financeiras nacionais estabeleceram a regra da determinação da taxa de câmbio através de leilões dentro de uma faixa de flutuação definida por antecedência, a derrapagem já ultrapassou os 42 por cento, fixando-se na segunda feira nos 42,8 %.

O primeiro leilão realizado na segunda-feira teve a particularidade de os bancos comerciais não terem feito a compra do total disponibilizado.

Dos 30 milhões de euros, destinados a operações gerais, excluindo, como explica o BNA no comunicado publicado no seu site oficial referente a estas vendas, "adiantamentos a favor de tradings, offshores, sociedades unipessoais, salários acima de 15 mil euros e reposição de posição cambial", apenas 9 980 000 euros foram licitados, pelos bancos BPC e VTB, permanecendo intocado o restante montante.

Já no segundo leilão do dia, o BNA disponibilizou 100 milhões de euros, que foram totalmente absorvidos pelos bancos comerciais, distinguindo-se este leilão do primeiro pelo destino das divisas: assegurar a importação de mercadorias diversas.

A nova taxa de câmbio foi integralmente definida no primeiro leilão, que fixou a venda do Euro nos 324,012 Kwanzas e o dólar norte-americano nos 279, 010 kwanzas.

Recorde-se que, quando as novas regras para definir a taxa de câmbio foram aplicadas pelo BNA, com o primeiro leilão, realizado a 09 de Janeiro, o Euro valia 185,4 kwanzas e o dólar norte-americano era transaccionado a pouco mais de 166 kwanzas.

Este leilão marcou ainda o regresso das vendas em mercado primário de euros, depois de o BNA ter, na passada semana, feito uma venda de dólares norte-americanos, a primeira do ano.

Desde o leilão de dólares, o BNA definiu novas regras de gestão dos leilões e do seu calendário, informando que os bancos comerciais passarão a receber comunicações sobre futuras vendas com uma antecedência de 24 horas, com os dias em que se realizarão anunciados no início de cada mês.

No mês corrente, vão surgir no mercado perto de 600 milhões de euros, ou 700 milhões de dólares.