Por detrás desta iniciativa está a intenção do Governo de João Lourenço aumentar a produção destes minérios e a exploração vai ser entregue aos concorrentes que apresentarem as melhores propostas.

A principal exigência deste concurso internacional para a atribuição das concessões é que as propostas sejam "economicamente e tecnicamente" viáveis sendo aquela que mais vantagens encerrar para o país a vencedora em cada uma das minas em concurso.

Para o efeito, ainda segundo o caderno de encargos, os concorrentes devem ter capacidade para demonstrar possuir "as competências exigidas" para o desenvolvimento de programas que coloquem a concessão mineira em actividade.

As concessões em concurso situam-se nas províncias de Cabinda, no caso dos fosfatos, em Cacata, município de Cabinda, sendo que este minério tem ainda uma concessão no Zaire, em Lucunga, município de Tomboco.

Os diamantes, igualmente com duas concessões, estão na Lunda Norte, em Camafuca-Camazabu, município de Lucapa, e na Lunda Sul, no município de Saurimo.

A concessão de ferro está situada no Kwanza Norte, no município de Cambambe.

A todas as concessões aplica-se o critério de poderem ser disputadas individualmente ou em consórcio, através de propostas entregues ao secretário da comissão de avaliação do MIREMPT.

A data limite para a entrega é 18 de Novembro deste ano.