De acordo com um comunicado divulgado pela ENI, e ao qual o Novo Jornal Online teve acesso, a reunião do Presidente da República com Claudio Descalzi, responsável da petrolífera no país, contou também com a presença do ministro dos Recursos Minerais de Petróleos, Diamantino Azevedo.

Segundo a nota de imprensa, o encontro permitiu "discutir as actividades operacionais da ENI no país, bem como as iniciativas para aumentar o acesso à energia e o desenvolvimento socioeconómico".

Os planos passam pelo aumento da produção actual, em 54.000 barris de petróleo por dia, através dos projectos Ochigufu e Vandumbu, ambos em fase de execução e com lançamento previsto no primeiro semestre de 2018 e no segundo semestre de 2019, respectivamente.

Aos novos projectos junta-se a actividade do East Hub Development Project, no bloco 15/06 (Eni 36,84%, operadora; Sonangol Pesquisa e Produção 36,84%; SSI Fifteen Limited 26,32%), iniciada em Fevereiro, cinco meses antes do previsto.

"Além disso, os direitos de exploração do bloco 15/06 foram prorrogados até 2020", adianta a companhia.

A petrolífera revela ainda que está a desenvolver iniciativas "para rentabilizar os recursos de gás já descobertos no país, inclusive para o mercado interno e a produção de energia".

Para além da actividade petrolífera, a companhia italiana informa que desenvolve projectos de desenvolvimento no Sul de Angola, que beneficiam cerca de 60 mil pessoas.

"Os projectos foram definidos conjuntamente com o Ministério da Energia e Recursos Hídricos e o Ministério da Saúde, e incluem a perfuração de poços de água, a instalação de painéis fotovoltaicos, actividades no ambito de agricultura, saúde, saneamento e formação", lê-se no comunicado, no qual se alude também à participação da ENI nas operações de desminagem.