A maior parte dos meios de comunicação vivem de programas de inquérito popular e os cidadãos não se fazem de rogados: Lá onde é possível colocam as suas queixas e reclamações. Perguntam, cobram, reclamam melhor governação. Nos últimos dias, o tema da má qualidade da governação tem levado vantagem sobre os restantes temas, como, por exemplo, o aumento do custo de vida ou as eleições autárquicas.

No tema da má qualidade da governação, os cidadãos queixam-se das estradas que não são arranjadas, da falta de água nas suas casas, da energia que continua a faltar, da burocracia nas instituições públicas e da fraca proactividade dos administradores e restantes governantes.

No capítulo do custo de vista, as principais queixas vão para a subida dos preços da cesta básica e para o descaso dos comerciantes e autoridades de fiscalização. Pelos armazéns que abastecem as famílias, do arroz ao açúcar, do pão ao peixe, tudo sobe todas as semanas, enquanto o poder de compra, o salário e a paciência mirram.

Nos últimos dias foram anunciados os aumentos da água, da energia eléctrica e do sinal da TV. No tema das eleições autárquicas, a tendência dominante é com certeza simultaneidade das eleições em todos os municípios do país, sobretudo depois de anunciado o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)