O Planalto Central de Angola, que agora conheço bem, tem paisagens belíssimas e impressionantes - montanhas, riachos, vales. Estas paisagens são tão atraentes como as do Quénia. A diferença é que o Quénia já figurou em muitos filmes. Nos anos oitenta, houve vários filmes memoráveis de Hollywood filmados no Quénia. Isto veio a mudar porque a um certo momento as autoridades locais descobriram que podiam fazer fortunas com vários impostos. A ideia era que as empresas internacionais, ao fazerem os filmes no Quénia iriam transferir o seu "know-how" aos técnicos locais. Isto não aconteceu e os sul-africanos tomaram vantagem. Um dos filmes do famoso James Bond chegou, até, a ser filmado na cidade do Cabo.

Diz-se que depois do petróleo a maior exportação da Nigéria são os seus filmes. As produções nigerianas são muito populares no mundo anglófono. Há empresários que entraram naquele sector com bastante agressividade e a Nigéria está a produzir filmes de qualidade.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)