Constata-se também que, depois do país ter vivido asfixiado numa temerosa escuridão, foi instaurada uma nova atmosfera intelectual de liberdade crítica e a expressão de maior liberdade de imprensa.

Constata-se ainda um esforço notável para introduzir reformas que permitam oxigenar a economia, emprestar robustez ao empresariado local e estimular o investimento privado nacional e estrangeiro.

Cabendo ao Presidente o mérito desta abertura, constata-se, deste modo, que a irreversibilidade dessas conquistas democráticas permite assegurar que "nada voltará a ser o que era". Mas nem tudo são rosas...

"nós górdios" que começam a engasgar a governação e a destapar uma imagem desoladora. Se não, vejamos.

Tendo "os cofres vazios", ao serem adjudicadas sem concurso público sucessivas obras sempre ao mesmo empreiteiro - Omatapalo -, levantam-se, desde logo, fundadas suspeições sobre a (in)transparência de um processo que pode estar salpicado de opacidade.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)