Os Prémios NOVO JORNAL "PERSONALIDADES DO ANO - POLÍTICA" têm natureza simbólica, constituindo um testemunho de apreço e uma forma pública e solene de homenagear as personalidades que em 2018 mais se distinguiram nesta categoria.

A existência deste prémio revela a firme determinação do NOVO JORNAL no reconhecimento do mérito e da excelência daqueles que contribuem para o progresso de Angola.

O seu voto informado determina o vencedor. Conheça as três personalidades, por ordem alfabética, aqui.


João Manuel Gonçalves Lourenço

Nasceu a 5 de Março de 1954 na cidade do Lobito, Província de Benguela. Tem uma larga biografia como militar participante no final do período da luta libertação nacional. Logo após a proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975, fez formação em artilharia pesada, exerceu funções de Comissário Político em diversos escalões, desde pelotão, companhia, batalhão, brigada e de Comissário Político da 2ª Região Político-Militar em Cabinda, entre 1977/78.

Na sequência do esforço de qualificação das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola - FAPLA, parte para a então União Soviética de 1978 a 1982, de onde, para além da formação militar, trouxe o título de Mestre em Ciências Históricas, obtido na Academia Político-Militar V.I. Lénine. Integra o Comité Central do MPLA desde 1985, é membro do Bureau Político do Partido desde 1990, tendo sido eleito pelo Comité Central Vice-Presidente do MPLA, na sequência do VII Congresso Ordinário do MPLA, realizado em Agosto de 2016.

É eleito Presidente da República em Agosto de 2017.

Praticou futebol e karaté, tem como passatempo a leitura, o xadrez e a equitação.

Para além da Língua Portuguesa, fala Inglês, Russo e Espanhol.


Makuta Nkondo

Augusto Pedro Makuta Nkondo nasceu a 5 de Abril de 1948, no Tomboko, província do Zaire. Iniciou a sua carreira de jornalista na ANGOP e foi representante da Agência France Press em Angola. Colunista dos semanários Folha 8 e Angolense, neste último até à sua extinção.

É deputado à Assembleia Nacional pela CASA-CE.


Luis da Fonseca Nunes

Actual governador da província da Huíla, foi pioneiro na constituição de associações empresariais no país, impulsionado pelo então comissário provincial da Huíla, Lopo do Nascimento, quando o país se abriu à economia de mercado, foi um dos mentores da primeira feira nacional agro-pecuária do país,em 1986.

O referido evento impulsionou a criação da Associação Agropecuária Comercial e Industrial da Huíla, em 1991.

Para além de empresário e fazendeiro, Luís Manuel da Fonseca Nunes lidera a Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola e faz parte do Comité Central do MPLA, desde 2004. É membro do Conselho da República e do Bureau Político da referida formação política.

Lançou-se no ramo empresarial em 1986 e criou a sua primeira empresa três anos depois, o grupo Socolil, que emprega mais de três mil pessoas.

*NOTA: A pedido expresso do nomeado, a votação em Luís Nunes fica suspensa, bem como a sua participação na iniciativa Personalidades do Ano 2018 do Novo Jornal.

Veja aqui a comunicação enviada por Luis da Fonseca Nunes (link)


VOTE E GANHE UMA ASSINATURA DIGITAL DO NOVO JORNAL

Conheça o Júri da Categoria POLÍTICA aqui

Consulte o regulamento do Passatempo aqui


Caso tenha alguma dúvida ou deseje fazer uma sugestão, envie um e-mail para [email protected]