"Estando a assumir este ano a presidência rotativa da União Africana, Angola irá partilhar com o Japão a liderança do evento", confirmando a presença do Chefe de Estado angolano na qualidade de co-lider da conferência.

Este ano, a TICAD 9 terá como foco a co-criação de soluções inovadoras para os desafios de África com ênfase na sociedade, paz, estabilidade e economia.

"Um novo compromisso inabalável na construção de um futuro sustentável para todos", diz Maria do Rosário Bragança.

Em entrevista concedida ao NJ, Maria do Rosário Bragança, ministra de Estado para a Área Social, disse que Angola tem beneficiado de vários apoios da parte do Japão em diferentes áreas, mas entende que há necessidade de se fazer mais, de reforçar laços bilaterais.

"Sentimos que há mais potencial e por isso, temos de nos aproximar mais. Que o Japão tenha a capacidade de mobilizar empresários para investirem no nosso país.", afirmou a governante angolana.

Maria do Rosário Bragança confirmou também a presença do Chefe de Estado angolano João Lourenço na TICAD 9, destacando ainda que o facto de estas conferências passarem a ser realizadas com maior frequência são um sinal de um "maior interesse do Japão" para a cooperação com África. Frisou ainda a necessidade de ser fazer um trabalho "activo, dinâmico e pragmático " na relação bilateral com o Japão.