Como estão os preparativos para a terceira cimeira Rússia- África que será realizada no final deste mês em Moscovo? Está confirmada a presença de Angola? Este ano teremos um Fórum económico e humanitário com foco no reforço da cooperação estratégica com os países africanos. O que é que a Rússia pretende apresentar e oferecer aos países africanos?
A Terceira Cimeira Rússia-África e o Fórum Económico e Humanitário realizar-se-ão em Moscovo, nos dias 28 e 29 de Outubro. Constituem uma oportunidade para transformarmos as relações políticas entre a Rússia e os países africanos em projectos económicos, científicos, tecnológicos e humanitários concretos. A nossa abordagem é pragmática: precisamos de converter a vontade política e as declarações de intenções para resultados tangíveis que os cidadãos dos nossos países possam sentir na sua vida quotidiana.
Trata-se do evento central nas relações russo-africanas que se afirmou enquanto plataforma de referência para o diálogo multifacetado entre o nosso país e o Continente.
A sua preparação decorre a todo o ritmo, tanto no plano do conteúdo, como no que diz respeito à execução das tarefas protocolares e organizativas. Foram convidados líderes de todos os países africanos com os quais mantemos relações diplomáticas, bem como dirigentes das organizações de integração regionais. Naturalmente, encontra-se na lista dos convidados o nosso parceiro histórico - a República de Angola, que confirmou a sua representação no evento logo, entre os primeiros Estados.
O Fórum Económico e Humanitário será um espaço não apenas para a celebração de acordos, mas para a adopção de decisões práсticas. O lema principal do Fórum deste ano é "Juntos, desenvolvemos uma cooperação mutuamente benéfica e o potencial de cada país africano". Este reflecte, como não poderia deixar de ser, os princípios-chave da abordagem da Rússia à interacção com os países do continente. Consideramos os Estados africanos parceiros soberanos, com os quais pretendemos desenvolver relações assentes no respeito mútuo, na igualdade e na consideração dos interesses de cada parte.
Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://reader.novavaga.co.ao/
