O administrador municipal de Cachiungo, Calixto Chisaluquila, disse à imprensa que estão preparados 300 hectares: "Os 300 hectares preparados pertencem a espaços comunitários, os beneficiários são os habitantes da localidade do 27 que anteriormente já trabalhavam a terra na área agora preparada".

Na semana passada, o secretário de Estado da Agricultura, José Amaro Tati, esteve no Cachiungo para constatar os preparativos para a recepção do Chefe de Estado naquele município.

José Amaro Tati informou que "as condições estão todas criadas" e que "o governo local se empenhou ao máximo para facilitar o acesso das famílias camponesas aos fertilizantes, sementes e instrumentos de trabalho, tudo para que haja aumento da produtividade".

Dados da campanha agrícola 2015/2016 referem que o país tem uma disponibilidade de 35 milhões de hectares de terras aráveis para a prática da agricultura, sobre uma superfície cultivada de cinco milhões de hectares (14%), faixa irrigável de sete milhões de hectares da sua área total, dos quais 3,4 milhões de exploração tradicional.

Angola tem uma rede hidrográfica constituída por 47 bacias e com um potencial hídrico estimado em 140 mil milhões de metros cúbicos.