Jelembi, que até à data era director-geral da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), e conhecido pelo seu activismo cívico em assuntos relacionados com as comunidades rurais, estreia-se como gestor de uma instituição governamental.

O FAS visa também gerar conhecimento especializado permanente no desenvolvimento local e na redução da pobreza para ser reconhecido como um interveniente institucional nacional e internacional de relevância.

Mestre em Ciências Jurídico-Económicas e Desenvolvimento, pela Universidade Agostinho Neto, Jelembi assume a direcção do FAS em substituição de Santinho Figueira que vai chefiar a Direcção Nacional da Administração Local (DNAL), cujo anterior responsável, Belisário Carvalheda dos Santos, foi apontado para dirigir o Gabinete de Inspecção da Administração do Território (GIAT).

Marcelo Beia, que anteriormente dirigia o GIAT, passou agora a consultor do Ministro da Administração do Território e Reforma do Estado.

De acordo com um comunicado do MAT, o ministro Adão de Almeida efectuou uma movimentação de quadros no sector de que é titular, tendo resultado na nomeação de três novos directores, na rotação de outros três e na indicação de dois novos chefes de departamento.

Mauro Quitumbo passou a director do Gabinete Jurídico, cargo que era detido por Pedro Fiete Raimundo, que passou a ser o novo responsável da Direcção Nacional da Reforma do Estado (DRE), em substituição de César Araújo.
Foram igualmente indicados novos chefes de departamento, nomeadamente Janina da Cunha, que assume o Departamento de Monitoria e Controlo do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística, assim como Altamira Teresa Ernesto Neves Sebastião, para exercer o cargo de Chefe de Departamento de Gestão Técnica e Registo de Dados do Gabinete de Recursos Humanos.