Segundo o responsável, que falou ontem à noite aos jornalistas na sede nacional do MPLA, desde 1992 que a legislação eleitoral permite que o processo de contagem dos votos seja acompanhado de modo paralelo pelos partidos.

João Martins, "Jú, lembrou ainda que o "escrutínio provisório é uma exigência da lei eleitoral, com o condão de "poder levar a que os partidos possam ter uma percepção do seu desempenho político-eleitoral".

Neste sentido, o secretário do Bureau Político do MPLA para as questões políticas e eleitorais aconselhou os partidos em desacordo com a divulgação dos resultados eleitorais provisórios a reclamar em sede própria.

Com a compilação que cada força política fizer das actas em sua posse, poderá facilmente no âmbito do contencioso eleitoral, e nunca em conferências de imprensa, em atitudes de arrogância e até de ameaça às instituições, particularmente da Comissão Nacional Eleitoral, fazer reclamações", defendeu o responsável, sem se referir directamente à UNITA, que ontem contestou o anúncio de vitória do MPLA nas eleições gerais, incitando a CNE "a ter a coragem de divulgar os resultados provisórios reais" que vão chegando aos partidos.

"Não sei de onde o MPLA está a tirar este resultado. Nós estamos a falar daquele que é o resultado real, e que estamos à espera que a CNE tenha coragem de divulgar. Não sabemos porque não o fez até agora", disse à agência Lusa o vice-presidente da UNITA, Raúl Danda.

Para João Martins alegações deste tipo devem ser encaminhadas para a CNE, porque "a legislação eleitoral tem um contencioso específico e é sobre ele que o partido deve incidir as suas reclamações, as suas queixas, em face dos elementos de prova que tenha e que possa sustentar".

Apesar de afirmar que o MPLA não estranha "de um modo geral o comportamento dos actores políticos" que contestam os resultados provisórios, tendo em conta que o mesmo já se verificou no passado, João Martins admite estranhar "haver esse tipo de reacção logo na primeira divulgação dos resultados provisórios".

De acordo com a contagem paralela e provisória do principal partido da oposição, o MPLA apresentava ontem uma votação pouco acima dos 40%, seguido da UNITA com mais de 30%. Perante estes dados, o 'Galo Negro' pondera avançar para "soluções parlamentares".