No comunicado do Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA, publicado na sua página oficial na internet, a felicitação endereçada pelo Presidente português ao candidato do MPLA é considerada como "desavisada" e "precipitada".

O partido do "Galo Negro" diz ainda que foi com "estupefacção" que soube da iniciativa de Marcelo Rebelo de Sousa por considerar que este "tem ao seu dispor todos os mecanismos que lhe permitem saber de toda a realidade que envolve o processo eleitoral angolano, pelo que não entende a forma precipitada e desavisada como o Presidente da República Portuguesa felicita um suposto Presidente Eleito de Angola".

"Conhecendo a UNITA e os seus membros uma sensibilidade acrescida aos fenómenos sociais e aos valores da democracia com que o Presidente da Republica Portuguesa, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, tem vindo a interpretar o seu mandato, mais escandalizados ficamos com o seu posicionamento de reconhecimento de um Presidente, numa altura em que ainda se está a proceder ao escrutínio dos votos", adianta o documento.

Perante esta "precipitação" do Chefe de Estado português, o Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA lembra a Marcelo Rebelo de Sousa que "os angolanos também querem que no seu país impere o Estado de direito, pelo que (...) apela a todos os interessados no dossier angolano a terem calma e paciência até que os resultados definitivos, reconhecidos por todos, estejam disponíveis".

A UNITA, para justificar a "precipitação" do PR português, recorda que "nos dias 24 e 25 não houve qualquer reunião dos órgãos provinciais da CNE para apurar resultados eleitorais" e que "nenhuma das dezoito Comissões Provinciais Eleitorais tinha iniciado os trabalhos de apuramento provisório, nem produziu qualquer acta, nem enviou qualquer informação que pudesse servir de base para Luanda divulgar resultados".

E que "a publicação dos chamados resultados provisórios, pela porta-voz da CNE, representa uma grosseira violação da Lei 36/11 de 21 de Dezembro, no que diz respeito ao que deve ser feito para o apuramento dos resultados eleitorais".

A UNITA diz ainda a Marcelo Rebelo de Sousa que as suas felicitações ao Presidente eleito de Angola será "bem-vinda", tal como a de todos os angolanos, "logo que terminarem os trabalhos de apuramento que se iniciaram no dia 26 de Agosto, e a Comissão Nacional Eleitoral proclamar o presidente eleito".