A primeira secretária da Mesa e porta-voz do Parlamento, Emília Carlota Dias, confirmou aos jornalistas que a sessão solene do Parlamento terá lugar na próxima segunda-feira, dia 16, em Luanda.

O encontro para aprovação do programa tratou também a questão da constituição dos órgãos internos do Parlamento, nomeadamente as suas comissões especializadas, comissão permanente, conselho de administração, grupo de mulheres parlamentares e os grupos nacionais de amizade e movimentação de deputados.

Nas declarações à imprensa, Emília Carlota Dias adiantou ainda que a reunião para a constituição dos referidos órgãos internos da Assembleia Nacional ainda não tem data marcada.

Estiveram presentes no encontro presidido pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, os presidentes dos grupos parlamentares do MPLA, UNITA e CASA-CE, bem como os representantes do PRS e da FNLA.

Recorde-se que o MPLA e o seu candidato a Presidente da República, João Lourenço, venceram as eleições de 23 de Agosto, com 61,07%, o equivalente a 4.164.157 votos, elegendo 150 deputados, o que lhe confere uma maioria qualificada na Assembleia Nacional.

A UNITA e o seu candidato à Presidência da República, Isaías Samakuva, ficou em segundo lugar com 26,67 por cento, o que corresponde a 51 deputados.

Em terceiro ficou a CASA-CE, que propunha Abel Chivukuvuku para a chefia do Estado, com 9, 44 por cento, e 16 deputados.

Segue-se o PRS, com 1, 35 por cento, com dois deputados eleitos, a FNLA com 0, 83 e um deputado eleito.