Depois de na quarta-feira, 31, a UNITA ter anunciado, em declarações ao Novo Jornal Online, a intenção de devolver os Lexus atribuídos aos seus deputados, caso se confirme que os mesmos "não servem para as estradas do país" - nomeadamente para as visitas aos municípios -, o MPLA vem dizer que essa não é a função das viaturas.

Segundo o líder da bancada parlamentar do partido no poder, "os carros protocolares estão bem adquiridos e foram bem adquiridos".

Em declarações veiculadas pela TPA, esta sexta-feira, 2, Salomão Xirimbimbi sublinha que a compra dos Lexus foi realizada em cumprimento de um regulamento aprovado por unanimidade.

"Nesse regulamento está bem escrito: há carros protocolares que são os carros para nos trazer de casa para a Assembleia Nacional e cumprir outra actividade protocolar em que a Assembleia esteja implicada. Não para levar os carros aos municípios, ou a qualquer outra parte do território nacional", clarifica o deputado.

Salomão Xirimbimbi acrescenta que as deslocações obedecem a outra logística.

"Se for para ir visitar um município do Kuando Kubango teremos de ir de avião, por exemplo, até ao Menongue e do Menongue iremos ao município", aponta o líder do grupo parlamentar do MPLA, sublinhando que o Parlamento coloca outros meios ao dispor dos deputados para cumprirem a sua função.

"A Assembleia Nacional tem em todo o território nacional, excepto Luanda, os chamados núcleos. Há representação da Assembleia Nacional em todas as províncias, com funcionários pagos que têm viaturas. E são essas viaturas que nos deverão levar para os municípios", diz Salomão Xirimbimbi.

O MPLA demarca-se, assim, da posição assumida esta semana pela UNITA.

Alcides Sakala, porta-voz do "Galo Negro", afirmou ao Novo Jornal Online que "os veículos não servem para as estradas do país" e que "a Assembleia Nacional não teve em conta as reais necessidades dos deputados", não sendo este modelo - um sedan de luxo, cujo preço médio ronda os 85 mil dólares -, adequado, na opinião do político, para as visitas aos municípios.