"Nós vamos cuidar disso", assegurou João Lourenço, afirmando que essa garantia não é apenas para o Hospital Geral e a Maternidade Provincial da Lunda Sul, abertas ao público este sábado, mas para todas as que têm sido inauguradas ultimamente no País.

"Portanto, isto foi feito para servir as populações. Nós queremos cidadãos saudáveis, porque só com cidadãos saudáveis podemos pensar no desenvolvimento económico e social do nosso país", disse o Chefe de Estado, citado pela Angop.

João Lourenço aproveitou a viagem à Lunda Sul para visitar também as obras do Pólo de Desenvolvimento Diamantífero, cuja inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2021.

"Pela sua importância e impacto que terá na província e pelo número de postos de trabalho que vai criar, entendi que, mesmo não concluído, eu deveria visitar nesta fase", afirmou.

O Hospital Geral e a Maternidade Provincial da Lunda Sul, com capacidade para 150 camas cada, foram construídos de raiz no âmbito da linha de financiamento da China e estão orçadas em 68 milhões de dólares norte-americanos (USD 34 milhões cada).
As obras dos dois hospitais tiveram início em 2012, mas estiveram paralisadas durante três anos, tendo sido retomadas em 2018.