A cerimónia, que também vai investir os membros do Gabinete do Presidente, acontece esta manhã no salão nobre do Palácio Presidencial da Cidade Alta, onde já circulam os novos governantes.

Os eleitos do novo Chefe de Estado foram aprovados pelo Bureau Político do MPLA, sendo que nove transitam do Executivo anterior com as mesmas pastas. É o caso dos titulares das Pescas, Agricultura, Finanças, Indústria, Telecomunicações, Interior, Energia e Águas, Transportes e Cultura.

Há também casos em que os nomeados passaram de secretários de Estado a ministros, como aconteceu com Adão Almeida, do antigo Ministério da Administração do Território, rebaptizado Ministério do Território e Reforma do Estado.

A lista de João Lourenço destaca-se ainda pelo reforço da presença feminina em relação ao Governo anterior, composto por oito ministras. Agora, para além de 10 mulheres à frente dos 31 ministérios, a secretaria do Conselho de Ministros também é liderada por uma mulher.

Nas províncias, a tónica que prevalece nas nomeações de João Lourenço é a da continuidade, com 13 dos 18 governadores a serem reconduzidos.

As escolhas do novo Presidente da República indicam, na leitura da sociedade civil, e dos dois principais partidos da oposição - UNITA e CASA-CE -, que a mudança na liderança do destinos do país ainda não representa um corte com a era de José Eduardo dos Santos.