Marcelo Rebelo de Sousa está na capital italiana no âmbito de uma visita oficial a este país europeu e João Lourenço encontra-se igualmente na mesma cidade para uma visita ao Vaticano a convite do Papa Francisco, tendo a coincidência de agendas proporcionado este encontro no famoso hotel Rome Cavalieri, na segunda-feira, onde o Chefe de Estado angolano está hospedado.

"Ti Célito", assim baptizado aquando da sua visita a Angola, em 2018, pela forma como se entrosou com a população, ganhando uma afectuosidade que nunca tinha sucedido com um dirigente político oriundo da antiga potência colonial.

"Durante uma hora, aconteceu a conversa descontraída que fica para a História como mais um registo da notável empatia e consideração recíproca entre os dois líderes", descreve a página oficial da Presidência angolana.

Entretanto, depois desta coincidência de presenças em Roma, onde, como descreve a mesma entrada no Facebook, Marcelo Rebelo de Sousa "fez questão de se deslocar até ao hotel Rome Cavalieri para cumprimentar um amigo", já hoje, João Lourenço já foi- de acordo com o horário divulgado oficialmente - ao Vaticano para o anunciado encontro com o Papa Francisco.

Este encontro, como Lourenço fez questão de explicar na segunda-feira, ainda em Luanda, por ocasião da deposição de um ramo de flores no monumento a Agostinho Neto, no âmbito das comemorações da Dipanda, não é com um líder religioso mas sim com o Chefe de Estado do Vaticano, o que não belisca em nada a condição de Angola enquanto Estado laico.

O Chefe de Estado vai também homenagear o primeiro embaixador do Reino do Congo junto da Santa Sé, depositando uma coroa de flores na sepultura de Dom António Manuel Nvunda "Negrita".

Na quarta-feira, último dia da visita, o Presidente vai passar pelos monumentos mais emblemáticos do Vaticano, como a Basílica de São Pedro e a Capela Sistina.

De acordo com a nota de imprensa da Casa Civil da Presidência da República, o regresso do Chefe de Estado ao País está marcado para quinta-feira.