O porta-voz da comissão, comandante-geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, que não precisou o número de acidentes ocorridos em 2016, informou que foram registados menos 3 950 acidentes, menos 921 mortos e houve uma redução de 3 168 feridos, comparando os números de 2016 com os de 2015.

Ambrósio de Lemos referiu que a tendência de diminuição se confirmou no primeiro trimestre deste ano, em relação a igual período de 2016, com menos 911 sinistros, 252 mortos e 690 feridos.

A comissão, segundo o comandante-geral da Polícia Nacional, analisou ainda uma proposta de mapeamento das principais vias da cidade de Luanda com maior índice de sinistralidade rodoviária, para facilitar a assistência atempada aos acidentados.

Disse ainda ter sido feito um levantamento ao nível da Polícia Nacional, mas considera essencial que haja uma base de dados envolvendo o Ministério do Urbanismo e Habitação e o uso das tecnologias de informação, para facilitar a localização do ponto do sinistro e a assistência em tempo útil.

A comissão debruçou-se também sobre um projecto de controlo de medição de alcoolémia durante a condução.

Angola figura na lista dos países com maior número de acidentes.