O processo de substituição das armas do tipo AKM estava previsto para o princípio deste mês.

Numa ronda efectuada por alguns pontos da cidade capital, o Novo Jornal constatou que as armas de guerra do tipo AKM ainda se encontram em posse de efectivos ligados a empresas de segurança privada, os quais se mostraram cépticos quanto ao início do processo de substituição dessas armas e outros revelaram desconhecimento sobre a matéria.

A Polícia Nacional ainda não deu início ao processo de recolha das 30 mil armas de guerra que se encontram em posse das empresas de segurança privada, conforme apurou esta semana o Novo Jornal junto de fontes ligadas ao processo. A substituição gradual das armas do tipo AKM (Kalashnikov) por outras de calibre inferior a 9 mm tinha o arranque previsto para o princípio deste mês, como havia garantido o director nacional adjunto para a Ordem Pública da «corporação azul», Cardoso Francisco, em entrevista a este semanário.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)