As vítimas ficaram em estado grave e os autores do assalto colocaram-se em fuga com 500 mil Kwanzas roubados no interior da loja, tendo as autoridades já identificado um dos quatro assaltantes, segundo a Polícia Nacional.

O crime ocorreu por volta das 12:00 desta segunda-feira, 2, e foi registado por uma câmara de videovigilância da loja de fardos.

O NJOnline soube de fonte da PN que o alerta às autoridades foi dado por volta das 13:30, e o Serviço de Investigação Criminal (SIC) foi accionado e está a decorrer a investigação.

De acordo com o director da delegação do Ministério do Interior na província do Huambo, intendente Martinho Kavita, o assalto foi praticado por quatro elementos munidos de AKM-47, que chegaram ao local em duas motorizadas, não mostrando, como o vídeo demonstra, qualquer problema em usar as armas que empunhavam.

Os tiros, especialmente contra o guarda presente, que não representava qualquer perigo para os meliantes, porque tinha a sua arma às costas, deixam claro que estes chegaram com a intenção de disparar e matar.

"Os implicados efectuaram disparos que atingiram a região do abdómen de um cidadão de 33 anos, segurança da loja, bem como de um outro de 36, motociclista, que se encontrava parado ao pé da loja", disse, acrescentando que um dos quatro assaltantes está identificado pelas autoridades.

"As vítimas foram socorridas para o banco de urgência do Hospital Geral do Huambo. O SIC e a PN já conseguiram identificar um dos quatro assaltantes", revelou.

Martinho Kavita fez saber ainda que durante o assalto no interior da loja os assaltantes subtraíram um montante de 500 mil Kwanzas do cofre que estavam a ser preparados para ser levado para uma dependência bancária.

"A Polícia Nacional, em coordenação com o SIC-Huambo, desencadeou diligências para a localização e detenção dos autores", concluiu.

Veja o vídeo