Africano Pedro, líder do CNSC, que falou à imprensa no final do acto de tomada de posse de 17 membros da Sociedade Civil da província de Luanda e 47 representantes dos municípios, prometeu dar resposta às necessidades das populações, tendo como base a construção do país "num espírito de colectividade".

"O nosso objectivo é aproximarmos os cidadãos das administrações do Estado".

O presidente da CNSC apontou como prioridades o combate à gravidez precoce, à sinistralidade rodoviária, à criminalidade nas comunidades, bem como prestar atenção especial ao sector da saúde.

O responsável deu a conhecer que a CNSC vai exercer pressão sobre o Ministério do Interior para que se estreitem as linhas de acção nas questões da criminalidade e se aumentem as campanhas de desarmamento da população civil.

"A violência é um ponto fulcral na nossa linha de actuação. É preciso sensibilizar a juventude e proclamar a paz nas nossas comunidades", disse.

O presidente do CNSC recomendou a todos os empossados um esforço sério para que os cidadãos conheçam o papel da sociedade civil nas realizações dos trabalhos.

Já a secretária Provincial de Luanda do CNSC, Marinela francisco Cipriano, prometeu "resgatar valores morais e éticos", bem como "melhorar a qualidade de vida dos cidadãos".

Apontando como prioridade o combate à sinistralidade rodoviária, Marinela Cipriano falou ainda na necessidade de apostar na educação sexual da jovem mulher, no combate ao analfabetismo, ao alcoolismo e às drogas.

Garcia Eduardo, membro do Conselho Municipal da Sociedade Civil de Cacuaco, prometeu ao Novo Jornal Online trabalhar mais com as igrejas e escolas na campanha de doação de sangue e no combate às grandes doenças endémicas que assolam o município de Cacuaco.

"Cacuaco é, ao nível da província de Luanda, uma das zonas rurais onde existem mais charcos de água, o que faz com que existam muitos mosquitos. Nós pretendemos trabalhar com a direcção municipal de saúde no combate às doenças endémicas", explicou.

O Conselho Nacional da Sociedade Civil (CNSC) já conferiu posse às províncias do kwanza sul, do Huambo, do Bié, de Benguela e de Luanda.

De acordo com o seu líder, Africano Pedro, as próximas províncias a conferirem posse serão, Zaire, Cabinda, Uíge, kwanza Norte, Malange e Lunda sul. O CNSC tem 93 organizações filiadas.