O Comando Provincial da Polícia Nacional de Luanda divulgou um comunicado onde explica que os cadáveres dos cinco jovens, todos do sexo masculino, foram encontrados por populares e a polícia enviou uma brigada para o local cerca das 14:30 de ontem, acabando por confirmar que estes terão sido mortos a tiro em data e circunstâncias ainda por determinar.

A polícia crê, após a recolha dos primeiros depoimentos no local, que os cinco jovens eram residentes nas imediações do sítio onde foram encontrados os seus corpos.

Mostrando-se preocupada com mais esta situação envolvendo o presumível assassinato de jovens em grupo, "a Delegação do Ministério do Interior na Província de Luanda preocupada apela aos cidadãos que tenham testemunhado os factos" que forneçam informações à polícia, dando como números de contactos os terminais telef6nicos +244948018740/ +244914041268 ou WhatsApp: +244948018740 ou +244917920822.

A cidade de Luanda tem um histórico de assassinatos de grupos de jovens, cujos corpos acabam por ser encontrados na via pública e em locais de fácil acesso, como se a intenção fosse estes serem facilmente encontrados.

Um dos mais conhecidos casos foi a morte de oito jovens, no Sambizanga, em 2008, que ficou conhecido como o crime da Frescura, acabando por se provar que foram mortos por um comando constituído por elementos da polícia.

Mais recentemente, em Janeiro, no Bairro 11 de Novembro, foram encontrados os corpos de quatro jovens em circunstâncias semelhantes.

Em Março foram encontrados dois jovens mortos a tiro, no Cazenga, e, entre outros, há ainda os cinco jovens assassinados a tiro, em diversos locais de Luanda, no mesmo dia, em Junho último.

Recentemente, num encontro em Luanda com a sociedade civil, o Governo provincial e organismos do Estado, o ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, mostrou-se preocupado com a vaga de crimes que assola a cidade de Luanda, tendo mesmo apelado a que as populações se organizem localmente para ajudarem a polícia no combate à criminalidade.