Na abertura da Semana Mundial da Amamentação, que decorre até ao próximo dia 8 de Agosto, em Luanda, a ministra Sílvia Lutucuta defendeu a importância do aleitamento materno para a saúde das mulheres e crianças.

"Promover a prática do aleitamento materno insere-se nos esforços do Governo para a redução da mortalidade materna e infantil e melhoria da qualidade dos serviços", disse a governante.

A titular da pasta da Saúde chamou a atenção para o facto de apenas 38% das crianças angolanas beneficiarem de aleitamento materno exclusivo até aos seis meses, realidade que surge associada à desnutrição crónica leve e moderada de menores de cinco anos.

"A questão hoje é resgatarmos esta cultura, que é nossa, agregando a mais-valia do aleitamento materno exclusivo, oferecer o leite materno na primeira hora após o nascimento e exclusivo até ao sexto mês de vida sem nenhum outro alimento. Se possível, continuar até aos dois anos", propôs a ministra.

Para além de apelar à colaboração das famílias, Sílvia Lutucuta lembrou que cabe aos profissionais da Saúde "promover, estimular e orientar de forma adequada" a alimentação da mãe e da criança, desde a consulta pré-natal, acompanhamento que se deve manter após o parto e em todos os contactos da mãe e da criança no sistema de saúde.

A responsável sublinhou ainda que o "Caderno de Saúde da Mãe e da Criança", lançado pelo Ministério da Saúde, "é um instrumento-chave" nestes esforços, permitindo reforçar a prática do aleitamento materno, a vacinação de rotina e acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança.