Segundo o secretário-geral do Sindicato de funcionários da PGR esta decisão tem em conta "a boa vontade demonstrada pela direcção".

No entanto, Elias Pinto avisa que os funcionários voltarão a recorrer à greve "se até Março não forem satisfeitas as reivindicações dos funcionários", até porque, segundo o sindicalista, "está em causa a dignificação da própria Procuradoria-Geral da República".

A greve dos funcionários da PGR, que arrancou no dia 29 de Janeiro, tem como finalidade reivindicar a aprovação dos diplomas legais sobre remunerações e reconversões e promoções.

Recorde-se que os funcionários paralisaram por 15 dias em Julho do ano passado. Na altura, em declarações ao Novo Jornal Online, Elias Pinto lembrou que os trabalhadores aguardam, há mais de 15 anos, pela transição do regime jurídico e das respectivas promoções, situação que mantém funcionários entretanto licenciados a trabalhar no sector da limpeza.

"As razões da nossa greve são claras e o patronato sabe de facto das nossas preocupações, porque elas estão bem enumeradas no caderno reivindicativo, mas infelizmente somos colocados de lado", lamentava o sindicalista.

Já o procurador-geral adjunto da República de Angola, Mota Liz, disse, na sexta-feira, que a negociação com o Executivo "está no bom caminho" no sentido de se ultrapassarem as exigências apresentadas pelos funcionários daquele órgão de justiça.

"O pacote legislativo para adequar a situação dos funcionários está praticamente a terminar, a próxima semana temos mais algumas reuniões com os departamentos correspondentes do executivo e também, daquele lado, encontramos alguma sensibilidade para ajustar aquilo que é de justiça fazer com os funcionários", afirmou Mota Liz, que adiantou que estão a decorrer os trabalhos "no plano técnico e de aproximação com o Executivo, no que se refere à preparação dos diplomas legais, para submissão e apreciação do Conselho de Ministros.

"Estamos no bom caminho e acredito que para esta situação concreta dos funcionários há promessas sérias de que o executivo vai dar os 'inputs' necessários para ultrapassar essa situação", declarou.