A garantia de Higino Carneiro foi deixada na cerimónia que marca o arranque do ano lectivo de 2017 na Província de Luanda, que teve lugar no Cine Atlântico, em Luanda, sem, no entanto, se comprometer com uma data específica para a entrada dos professores nos quadros das escolas.

"Está em tratamento para a inserção no ensino de mil professores que diminuirá, seguramente, as necessidades vividas no ano passado no que tange aos alunos que ficaram sem aulas por falta de professores", explicou o Governador de Luanda.

Durante a sessão de abertura, o governador acrescentou ainda que foram criadas todas as condições para o arranque do ano lectivo com a construção de 104 novas salas de aula para ajudar a albergar os dois milhões de alunos matriculados para o ano lectivo 2017, na província de Luanda.

Para o director da delegação provincial da Educação, André Soma, o ano lectivo está regulado e aprovado pelo decreto executivo 6/16 de 24 de Novembro, comportando três trimestres, sendo o 1º que começa de 1 a 19 de Maio, o 2º vai decorrer de 22 a 25 de Agosto e o 3º que vai se estender de 28 de Agosto a 15 de Dezembro.

Acrescentou ainda que durante o ano lectivo que agora começa, vai-se observar duas interrupções no dia 26 a 28 de Fevereiro, devido ao carnaval, e no dia 13 e 14 de Abril, devido à Páscoa.

Na ocasião, o consultor do Ministério da Educação, Joaquim Cabral, explicou que todos as escolas devem possuir uma sala da iniciação porque o país tem cerca de 14 mil escolas primárias e o sistema de Educação compreende quatro níveis de ensino, a pré-escolar, o ensino primário, secundário e o ensino superior.

"Como existe défice de centros infantis, o Ministério da Educação tem assumido, paulatinamente, a responsabilidade de matricular crianças com a idade de 5 anos, o que corresponde à classe de iniciação porque o pré-escolar é da responsabilidade do Ministério de Reinserção Social", concluiu Joaquim Cabral.