O Novo Jornal sabe que o suspeito foi detido por via de um mandado de captura emitido pelo magistrado do Ministério Público (MP) junto do SIC-Huíla, sendo conduzido para o estabelecimento prisional do Lubango, onde está detido preventivamente.

Segundo Sebastião Vika, o cidadão de 54 anos, gestor de conta, está acusado dos crimes de falsificação de documentos, abuso de confiança e branqueamento de capitais.

O oficial referiu que o crime foi cometido, entre Janeiro a Agosto de 2020, tendo o BCI, participado a queixa-crime ao SIC-Huíla.

"Durante a sua detenção foram apreendidos mil e 600 talões de depósito falsificados que originou um desfalque de quase três milhões Kwanzas", afirmou, Sebastião Vika, em declarações ao Novo Jornal.

O responsável salientou, entretanto, que a crime foi descoberto em função de uma auditoria interna movida pela administração do Lubango junto da instituição bancária, que verificou a existência de anomalias na conta onde se deposita o dinheiro arrecado na prestação de diversos serviços públicos naquele município.

"O acusado, no momento do depósito, simulava que efectuava o depósito, fazia a entrega de comprovativos falsos e apropriava-se dos valores", explicou.