O homem, de 65 anos, tinha na sua posse 543 pedras de diamante e 400 dólares norte-americanos e a sua detenção ocorreu depois de uma denúncia anónima.

O indivíduo terá tentado vender as pedras a um cidadão estrangeiro cuja nacionalidade ainda não foi divulgada e que se encontra foragido. Segundo José Capinhela, inspector-chefe prisional, o homem é suspeito de envolvimento em crimes de branqueamento de capitais.

Detido no quadro da Operação Transparência, o pastor homem foi transferido do município da Nhârea para o do Andulo, onde foi ouvido na tarde de quinta-feira pelo magistrado do Ministério Público junto do SIC Bié.

A informação veiculada ontem pelos orgãos de comunicação social, inclusive pelo NJOnline, falava de um pastor da Igreja Evangélica Sinodal de Angola detido quando tentava diamantes, informação avançada pela polícia no Bié, e que, segundo a nota de imprensa que a IASE fez chegar às redacções, não corresponde à verdade, exigindo "o direito do resgate do seu bom nome e reputação de todos seus pastores.