O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) disponibilizou, a 17 de Julho, uma plataforma tecnológica de homologação e reconhecimento de estudos, através do portal dos Serviços Públicos Electrónicos (SEPE), com vista a simplificar e a digitalizar o procedimento de homologação e reconhecimento de certificados e diplomas académicos. Em contrapartida, passados três meses, a "chuva" de reclamações pela demora na emissão dos documentos referidos continua.

Ao contrário do que diz o INAAREES em relação ao prazo mínimo para a homologação de um certificado/diploma - 15 dias, enquanto o máximo é de 30, há quem esteja há dois anos à espera. É o caso de Reginaldo Icheny, que solicitou, a 19 de Novembro de 2018, o reconhecimento do seu diploma e certificado de mestrado em Ciências Biomédicas da Universidade da Beira Interior, em Portugal. Passados cerca de dois anos, ainda não obteve resposta. Devido à demora, o médico, de 28 anos, não consegue beneficiar de actualização salarial junto da sua entidade patronal.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)