O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, que presidiu ao acto, sublinhou a importância da dignificação da classe jornalística, criando condições para o exercício da profissão.

"A classe jornalística precisa de organização e, para tal, é preciso que a Comissão da Carteira e Ética tenha condições para acompanhar as questões do exercício da actividade jornalística", realçou o governante, que acrescentou: "Para a dignificação dos jornalistas e o bom funcionamento da CCE, era fundamental que tivesse as condições necessárias".

O ministro procedeu igualmente à apresentação da plataforma tecnológica que permitirá o registo dos jornalistas, bem como o acompanhamento e avaliação das suas actividades.

"Penso que estão criadas as condições e essa colaboração institucional entre o Executivo e a Comissão da Carteira e Ética deve-se manter para o desenvolvimento da classe e criação de condições para que o exercício da actividade de imprensa em Angola aconteça dentro dos marcos da Lei", concluiu.