A passagem do comissário-geral Alfredo Eduardo Manuel Mingas "Panda" pelo comando-geral da Polícia Nacional colocou no bom caminho" a corporação, nomeadamente no que respeita à recuperação da segurança pública em Luanda, visível no aumento das operações policiais, assinalou o ministro do Interior.

"Precisamos de continuar a ser mais firmes no combate à criminalidade, precisamos de ter cada vez mais acções para que quebremos a espinha dorsal dos criminosos, que insistem em alterar a ordem e segurança públicas e criar intranquilidade no seio das populações", destacou o governante, reconhecendo que "a missão do comandante Paulo de Almeida não é fácil".

Segundo Ângelo Veiga Tavares, o sucessor do comissário-geral "Panda" "assume a Polícia numa altura em que se conferia a esse órgão maior operacionalidade", sob a liderança do comissário-geral "Panda".

O ministro lembrou que o ex-comandante "sai das funções por infortúnios da vida, mas sai com dignidade", e acrescentou que sob a sua liderança assistiu-se ao reforço da colaboração da PN com os demais órgãos do Ministério do Interior, com destaque para o Serviço de Investigação Criminal e para os Serviços de Inteligência.

Apesar de reconhecer que as autoridades ainda estão "longe de atingir os objectivos", o governante defendeu que as acções desenvolvidas permitiram oferecer alguma tranquilidade aos cidadãos.

Debruçando-se sobre os desafios que se colocam ao novo comandante, o titular do Interior apontou que "é preciso prestar atenção a um fenómeno preocupante que tem a ver com acção de inimigos do povo, que têm estado a vandalizar infra-estruturas que servem os interesses dos cidadãos".

Ângelo Veiga Tavares indicou, como exemplo, o facto de os furtos de cabos eléctricos comprometerem o fornecimento de energia eléctrica.

O governante adiantou ainda que o combate à imigração ilegal, a poluição sonora e a desordem do trânsito são também motivos de preocupação, "principalmente na conduta que devem ter os automobilistas ligados ao serviço de táxi, quer em viaturas quer em motorizadas".