A conclusão destas obras é uma exigência antiga dos habitantes destes bairros do Cazenga devido às dificuldades que surgem para transitar nesta artéria sempre que chove.

Alguns habitantes da zona, interpelados pelo NJOnline, consideraram as obras oportunas, uma vez que em tempo chuvoso era difícil ou quase impossível circular por aquela estrada, bem como a acumulação de águas é uma permanente fonte de doenças.

A 5º Avenida é a principal via de acesso ao Município do Cazenga ara quem vai das Avenidas Ngola Kiluanje e Deolinda Rodrigues, duas das principais vias da cidade de Luanda.

Os residentes das áreas adjacentes, congratulam-se com o trabalho de requalificação da estrada e sugerem que o mesmo trabalho seja extensivo a outras vias do Município.

Afonso João da Costa, morador há 18 anos, considerou a obra como sendo de qualidade mas apela à administração local para não se esquecer da constante manutenção.

"A obra é de óptima qualidade e todos nós vemos isso. Agora é preciso que nós os moradores e a administração cuidemos dela", referiu.

Deolinda António, de 51 anos, moradora do bairro Vila Flor há 24 anos, esteve vários anos insatisfeita face ao estado de abandono da via, mas agora expressou ao NJOnline o seu estado de satisfação ao ver de verdade a conclusão das obras.

"Já sofremos muito e finalmente a nossa dor de cabeça vai passar, o Governo só agora olhou para nós e decidiu acabar com o nosso sofrimento", disse Deolinda, visivelmente satisfeita.

Deolinda António, que mora na zona da Vila Flor, salientou que nunca viu a 5º Avenida bonita como está agora, e realçou que a obra é de boa qualidade em função do sistema de drenagem que se colocou

"Esse ano já choveu e mesmo sem estarem concluídas as obras nós não tivemos problemas com as águas da chuva", acrescentou.

Moradores e automobilistas disseram ao NJOnline que, tão logo terminem as obras, a circulação rodoviária no sentido Cazenga-Viana ficará mais fluida.

A empreitada esta a cargo da empresa Mota-Engil e enquadra-se no conjunto de investimentos e infra-estruturas que o Governo Provincial de Luanda (GPL) está a levar a cabo no âmbito da terceira fase do programa de reabilitação das vias de Luanda.

Em declarações recentes ao NJOnline, a administradora municipal adjunta do Cazenga para a área técnica e infra-estruturas, Marta Mendes, explicou que com a conclusão das obras na 5º Avenida haverá uma melhor fluidez no trânsito automóvel no sentido de quem sai da Deolinda Rodrigues e Ngola- kiluanje e vice-versa.

Já o administrador municipal do Cazenga, Albino da Conceição, disse ao NJOnline que a fase de asfaltagem do último troço da 5º Avenida, pelo que foi informado, será feito no próximo mês de Outubro, altura que será feita a entrega da obra.

O governante realçou que a iluminação pública do troço ai instalada já foi testada e que a mesma está funcional.

Albino da Conceição apelou aos moradores das proximidades para respeitarem todo aquele pessoal e máquinas que estão ao serviço do Município, para que as obras sejam entregues nos prazos estabelecidos.

Entretanto, o NJOnline certificou no local, onde homens e máquinas trabalham diariamente, que os 1200 metros de extensão que faltavam para a conclusão das obras, estão já asfaltados.

Estão também já no período de conclusão os trabalhos de colocação dos lancis, passeios, sinalização, redes de drenagem das águas pluviais e iluminação pública.

Com uma extensão de quatro quilómetros, a 5.º Avenida começa na estrada Ngola Kiluanje, passando pela antiga zona industrial do Cazenga, mercado Asa Branca, Centro de Formação do Cazenga, instalações da Filda, antiga praça da BCA e faz a ligação com a Avenida Deolinda Rodrigues.