O ataque do animal em fúria por estar ferido ocorreu este fim-de-semana e acabou por ser abatido a tiro por elementos da Polícia Nacional (PN).

Segundo o relato da Angop, a vítima mortal é uma agricultura e foi transportada para o hospital, onde acabou por sucumbir aos graves ferimentos, perfurações, no abdómen. AS outras duas pessoas atacadas, estão ainda hospitalizadas.

O porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional, Edgar Salvador, citado ainda pela Angop, esclareceu que os três cidadãos foram vítimas do ataque de pacaça no último sábado, tendo posteriormente sido mobilizados alguns efectivos que com auxílio de cães de caça conseguiram encontrar o trilho do animal que foi posteriormente abatido a tiro.

Esclareceu que a medida visou evitar novos ataques do animal que apresentava vestígios de ferimentos e atenuar o pânico instalado no seio dos cidadãos que exercem a actividade agrícola no referido perímetro.

A Pacaça, ou boi vermelho, como é conhecido fora de Angola, é uma espécie de grande porte, ruminante bovino, protegida e em vias de extinção no norte de Angola.

De nome científico Syncerus caffer nanus, a pacaça, búfalo vermelho e também conhecido como búfalo-da-floresta é uma subespécie de búfalo-africano encontrada nas florestas da África central e é a mais ameaçada das espécies de búfalos.