Os homens fazem parte de um gangue de dez delinquentes, com idades entre os 28 e os 38 anos.

Na origem da investigação estão dois assaltos à mão armada no passado mês de Abril, no município de Viana, nos bairros Tande e Zango II, praticados por dez elementos, estando cinco já detidos e cinco foragidos da justiça.

De acordo com o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal em Luanda (SIC), Fernando de Carvalho, foram registados dois assaltos à mão armada nos dias 6 e 31 de Abril deste ano.

"Os dez elementos afectos ao gangue de assaltantes, todos munidos com armas de fogo dos tipos AKM-47, Mini Uzi e pistolas, faziam-se transportar em duas viaturas de marca Toyota Hiace de cor azul e branca e trajavam coletes de cor azul com reflectores que são comercializados na via pública", começou por explicar Fernando de Carvalho.

De acordo com o responsável, os indivíduos "ludibriaram os seguranças da fábrica fazendo-se passar por elementos do SIC, entraram no interior da fábrica de contraplacados e levaram 15 milhões de Kwanzas, três armadas de fogo do tipo AKM-47 da equipa de segurança, três computadores portáteis e 13 telemóveis de diversas marcas".

Segundo o oficial, o assalto do dia 6 ocorreu no distrito do Zango II, quando os mesmos elementos roubaram sete milhões de Kwanzas no interior de uma viatura.

"Eles (os detidos) confessaram ser os autores do crime de roubo qualificado de sete milhões de Kwanzas no interior de uma viatura no distrito urbano do Zango II", esclareceu, afirmando que as diligências prosseguem para localizar e deter os outros integrantes do grupo que se encontram foragidos da justiça.

Ainda de acordo com o responsável pela comunicação do SIC-Luanda, "em posse dos assaltantes foram apreendidas cinco armas de fogo.