A recém-nascida, de apenas cinco meses, foi baleada durante um assalto na noite de Domingo, 1, numa residência no bairro da Mabor, no Cazenga.

Os três implicados estão em prisão preventiva, decretada pela magistrada do Ministério Público (MP) junto do SIC-Cazenga.

Segundo o comandante municipal da Polícia Nacional no município do Cazenga, sub-comissário João Carique, os outros três elementos do gangue estão em fuga.

Trata-se de Hamilton João Samuel Moreira, de 22 anos, também conhecido por "Dá Pausa", Gonçalves Voal Vasco, 21, conhecido como "Caremua", e Lito Januário Barrote, 19, conhecido por "Bebucho", todos com mais de sete passagens pela polícia e cadastrados pelo SIC-Geral em diversas tipicidades criminais.

Caremua esteve em prisão preventiva por crime de homicídio doloso, com recurso a arma branca (faca), no estabelecimento prisional da Comarca de Viana, e foi posto em liberdade há dois meses porque excedeu o prazo de prisão preventiva.

Dá Pausa foi posto em liberdade há um mês, depois de cumprir uma pena de seis meses de prisão, por crime de roubo qualificado e associação criminosa.

Já Bebucho, integrante do mesmo gangue, esteve na Comarca Central de Luanda (CCL), onde cumpriu pena de cinco meses de prisão efectiva por crime de assalto à mão armada, agressão e posse de arma de fogo.

"Nós fomos simplesmente para roubar e não para matar, tirámos a botija, a tv plasma e quatro telefones. Saí para a rua com os meios, deixei ficar os meus amigos no interior da residência, não tardou ouvi três disparos", contou Bebucho ao NJOnline, revelando que foram assaltar a residência onde vitimaram a recém-nascida por orientação de um amigo que supostamente é vizinho do proprietário da casa assaltada.

"Quem nos mandou assaltar aquela casa foi o meu amigo que está foragido e é vizinho do proprietário da casa. Nos disse "aquela casa é bonita e dono tem dinheiro, eu não posso assaltar porque sou vizinho, vão mesmo lá vocês..." depois do assalto, eu ainda disse ao meu amigo, "mataste a criança porquê, se não era para fazer tiros?", contou, alegando que o homicida está em fuga e não se encontra entre os detidos.

De acordo com o comissário, os assaltantes foram detidos na manhã de quarta-feira, 3, na via pública, nos arredores do Mercado do Asa Branca, por via de uma denúncia anónima.

"Um dos munícipes que os viu a circular na via pública accionou as autoridades e conseguimos proceder à detenção dos três elementos", disse, salientando que os outros três integrantes do mesmo grupo puseram-se em fuga tão logo notaram a presença da polícia no local.

"Estamos a desencadear diligências para localizar e posteriormente proceder à detenção de outros três prófugos", afirmou o oficial João Carique em declarações ao NJOnline.

O NJOnline soube de fonte do SIC-Cazenga que os implicados estão a ser indiciados por crime de homicídio doloso.