O Ministério dos Transportes até agora não nomeou ninguém para ocupar a vaga criada pela saída de Abel António Cosme, que esta ausente do País há 14 meses.

O NJOnline está há mais de dois meses a tentar, junto do Ministério dos Transportes, obter esclarecimentos sobre este assunto, sem sucesso.

Abel António Cosme liderou o conselho de administração da TCUL desde Novembro de 2017, tendo substituído no cargo Freitas Neto e a sua ausência foi tornada pública em Janeiro último, quando o gabinete dos Recursos Humanos do Ministério dos Transportes solicitou, através de uma publicação no Jornal de Angola, a sua comparência.

Entretanto, o NJOnline soube que a TCUL está a ser dirigida por Pedro Pereira, administrador para a área financeira deste Outubro de 2018.

Uma fonte do Ministério dos Transportes, que solicitou anonimato, contou que no XII Conselho Consultivo do Ministério dos Transportes, realizado no mês passado, na província do Huambo, Pedro Pereira foi elogiado pelo ministro dos Transportes, indiciando que este pode vir a ser nomeado oficialmente PCA.

Já o coordenador da comissão sindical dos trabalhadores da TCUL, Octávio Francisco, disse ao NJOnline que, em Novembro último, a comissão sindical enviou um documento ao ministro dos Transportes, onde, entre vários assuntos, exige a normalização do conselho de administração da empresa.

"Infelizmente ainda não obtivemos resposta. Queremos que seja nomeado oficialmente um PCA para que possamos tratar dos assuntos da TCUL. Uma vez que a empresa está sem PCA desde 23 Outubro de 2018. Há procedimentos administrativos que são impedidos por falta de um presidente do conselho de administração", afirmou.

"Reclamamos porque há questões que um `PCA interino" não pode decidir porque não tem despacho oficial", precisou.

Octávio Francisco, realçou, no entanto, que Pedro Pereira "tem desempenhado um excelente trabalho na empresa", sendo essa a razão de a comissão sindical dos trabalhadores "ter poucos motivos para reclamar".