Hosan Solak, primeiro secretário da Embaixada da República da Turquia em Angola, em exclusivo ao NJOnline, disse que o seu governo abre as portas das suas universidades, todos anos, para receber estudantes internacionais de todo o mundo através do programa de ''Bolsas de Estudos da Turquia'' que anualmente concede cerca de cinco mil bolsas.

A Türkiye Scholarships é um programa da iniciativa do governo da Turquia, que existe há 27 anos, destinada a estudantes internacionais do ensino superior, e que abrange todos os ciclos de estudo, em várias áreas do conhecimento, incluindo as artes.

O programa é destinado a todos os cidadãos estrageiros que vivam fora da Turquia e já formou mais de cinco mil estudantes de todo mundo nas melhores universidades da Turquia.

Segundo Hosan Solak, as bolsas são oferecidas num período que varia de quatro a cinco anos, menos um ano da aprendizagem da língua local.

Os contemplados recebem uma bolsa mensal de 150 dólar mensal, para os licenciados, 200 para o mestrado e 900 dólares para o doutoramento, bem como seguro de saúde.

Em Angola o programa existe desde 2012, e, segundo o primeiro secretário da Embaixada da República da Turquia em Angola, mais de 20 estudantes angolanos já foram enviados para as universidades turcas.

Hosan Solak fez saber que não existe um limite para as inscrições das bolsas para a Turquia, e que o número de selecionados angolanos é feito através da área de programa Türkiye Scholarships, que depois da selecção informa a Embaixada.

"Nós pedimos à Türkiye Scholarships para que aumente o número de bolsa para Angola, queremos, que ao invés de cinco ou seis, vá até 20 ou mais", disse.

O diplomata referiu que o governo turco pretende estreitar cada vez mais o intercâmbio no campo académico com os parceiros angolanos e, para isso, pretende contar com o apoio das autoridades angolanas.

A Türkiye Scholarship oferece apenas bolsas de estudo para estudantes estrangeiros que desejam estudar no ensino superior, na Turquia.

Segundo o Primeiro secretário da embaixada da República da Turquia em Angola, Hosan Solak, o objectivo do governo turco é melhorar a cooperação mútua com outros países, sobretudo africanos, e contribuir com a riqueza de informação no domínio das ciências.

Os angolanos interessados em concorrer a esta bolsa devem inscrever-se online, através do site www.turkiyeburslari.gov.tr as candidaturas serão considerados de acordo com o sucesso acadêmico dos candidatos.

Os apurados são submetido a uma entrevista, presencial, por uma equipa da Türkiye Scholarships que se desloca à Embaixada da Turquia em Angola.

"Se a delegação definir que quer levar para a Turquia 30 ou 50 bolseiro pode fazê-lo, nós, como Embaixada, não temos nenhuma opinião ou influência na decisão", explicou.

De referir que o ensino superior na Turquia consiste em cursos universitários com os graus de bacharelado, mestrado e programas de doutoramento, além de institutos e escolas de formação profissional.

A República da Turquia é um dos dois países que possuem território tanto na Ásia como na Europa, tem cerca de 176 universidades públicas, 73 universidade privadas, de acordo com os dados dos últimos anos, o número de estudantes universitários, na modalidade presencial e à distância é de cerca de 3,5 milhões.