Segundo a Polícia Nacional, o episódio que resultou na morte Maria Helena Nzuzi, de 63 anos, aconteceu durante o fim-de-semana, quando a vítima, com dores fortes no pescoço, pediu aos supostos cirurgiões, de 30 e 34 anos de idade, agora detidos, que se deslocassem à sua casa para a realização da referida operação.

De acordo com o porta-voz do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional (PN), inspector-chefe Luís Bernardo, o estado da paciente agravou-se durante a intervenção cirúrgica, tendo a mulher começado com convulsões.

"A situação preocupou os familiares da vítima presentes no local do ilícito", disse o responsável em declarações ao NJOnline.

Luís Bernardo acrescentou que os familiares de Helena Nzunzi e os autores da cirurgia transportaram a vítima para o hospital provincial.

"No caminho para o hospital municipal, a mulher não aguentou e acabou por falecer", disse.

O responsável fez saber ainda que os acusados, na tentativa de se ilibarem do acto protagonizado, disseram aos médicos que que a vítima teve um acidente de viação.

"Pelo facto de o corpo da vítima não apresentar sinais de ferimentos para além dos do pescoço, a equipa médica suspeitou da tese levantada pelos falsos enfermeiros, situação que levou o corpo clínico do hospital municipal a accionar as autoridades policiais que detiveram os dois homens", explicou, sublinhando que os detidos já foram presente são Ministério Público (MP) e já foram legalizadas as suas prisões.