As duas selecções estiveram no mesmo grupo nesta competição, em que os argelinos derrotaram os senegaleses por 1-0, na segunda jornada do grupo C, com um golo de Youcef Belaili.

A Argélia quer, com certeza, repetir este feito, no jogo de logo mais, às 20:00, para conquistar o segundo título, depois de já o ter conquistado em 1990, ao passo que os senegaleses vão defrontar a segunda final num CAN, depois de já a terem disputado em 2002, no Mali, onde perderam para os Camarões, na marcação de grandes penalidades, no mesmo ano em que os Senegal brilhou e fez história no Mundial de 2002, na Coreia do Sul e no Japão.

O jogador Riyad Mahez é o trunfo dos argelinos na corrida à conquista do segundo troféu continental. O médio ofensivo esteve nos seis jogos e apontou três golos, com destaque para o marcado à Nigéria, na cobrança de um livre à entrada da área, no último minuto, que garantiu à equipa a presença na final.

Enquanto, do lado do Senegal, o avançado Sadio Mané é a estrela. Mané é a esperança dos senegaleses que perseguem o primeiro título africano. Poupado na estreia frente à Tanzânia, no Grupo C, o também médio ofensivo esteve nos restantes cinco jogos da sua selecção e fez três golos, mas desperdiçou dois penaltis neste CAN.

Por tudo que mostraram na competição, os craques do Senegal e da Argélia estão preparados para, esta sexta-feira, brindarem os milhares de adeptos no continente.

Importa salientar que a Argélia decidiu mobilizar 28 aviões para transportar 4.800 adeptos para o Egipto, na madrugada desta sexta-feira, a fim de apoiar a sua selecção na final do Campeonato Africano das Nações em futebol (CAN2019).

Os argelinos perseguem nesta 32ª edição o segundo título, após a conquista em 1990, enquanto os senegaleses buscam o primeiro troféu continental, depois de perderem a final de 2002.

A selecção da Argélia, para chegar à final, derrotou no domingo passado a Nigéria, por 2-1, já no tempo de compensação, enquanto o Senegal derrotou a Tunísia, que esteve no grupo de Angola, por 1-0, após prolongamento, com um golo apontado por Bronn, que marcou na sua própria baliza.

No jogo para o terceiro lugar do CAN2019, a selecção da Nigéria venceu, quarta-feira, 17, a Tunísia por 1-0 e garantiu o terceiro lugar do campeonato.