As declarações de Kirill Dmitriev surgem depois do pacto entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e outros produtores, incluindo a Rússia (OPEP +), para conter a produção de petróleo para apoiar os preços desabou no início deste mês, afundando os preços globais do petróleo.

Em declarações à Reuters, o chefe do fundo soberano russo, diz que "são necessárias acções conjuntas dos países para restaurar a economia (global) ... "

"Elas (acções conjuntas) também são possíveis na estrutura do acordo da OPEP +", afirmou.

A Reuters escreve que Dmitriev e o ministro da Energia, Alexander Novak, foram os principais negociadores da Rússia no acordo de corte de produção com a OPEP. A oferta existente expira a 31 de Março.

"Estamos em contacto com a Arábia Saudita e vários outros países. Com base nesses contactos, vemos que, se o número de membros da OPEP + aumentar e outros países ingressarem, existe a possibilidade de um acordo conjunto para equilibrar os mercados de petróleo".

A Reuters lembra que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse, na semana passada, que se envolveria na guerra de preços do petróleo entre a Arábia Saudita e a Rússia no momento apropriado.

Dmitriev também disse que uma crise econômica global é inevitável, uma vez que a dívida global com o produto interno bruto do mundo aumentou para 323% a partir de agora, de 230% na época da crise económica anterior de 2008. O vírus apenas o desencadeou.

"Os esforços para restabelecer as relações entre a Rússia e os Estados Unidos são agora tão importantes quanto sempre, faremos todos os esforços do nosso lado e esperamos que os Estados Unidos também entendam que isso é necessário", disse ele.