Os Prémios NOVO JORNAL "PERSONALIDADES DO ANO - DESPORTO" têm natureza simbólica, constituindo um testemunho de apreço e uma forma pública e solene de homenagear as personalidades que em 2017 mais se distinguiram nesta categoria.

A existência deste prémio revela a firme determinação do NOVO JORNAL no reconhecimento do mérito e da excelência daqueles que contribuem para o progresso de Angola.

O seu voto informado determina o vencedor. Conheça os três perfis, por ordem alfabética, aqui.


Albertina da Cruz Kassoma, Andebol

Nascida em Luanda a 12 de Junho de 1996, Albertina da Cruz Kassoma foi considerada MVP (Mosta Valuable Player) do Campeonato Africano de Clubes em 2017, disputado em Dezembro de 2017 na cidade de Hamamet (Tunísia), no que era o quarto título consecutivo do 1.º de Agosto na competição.

Antes, a 21 de Junho de 2017, juntamente com outra angolana, Isabel Guialo, também do 1.º de Agosto, integrou a Selecção do Resto do Mundo, em Praga, que defrontou a República Checa, em partida comemorativa de mais um aniversário da Federação daquele país.

Ainda em 2017, a andebolista do 1.º de Agosto foi uma das jogadoras em destaque da Selecção Nacional que no "Mundial" da Alemanha ficou em 19.º lugar entre 24 equipas.


David Silva, Xadrez

Mestre Internacional, David Silva sagrou-se campeão africano de júniores de xadrez a 29 de em Dezembro de 2017, na cidade de Lomé, Togo, derrotando na final o ganês David Aduama. Com este triunfo, o xadrezista do Progresso Associação Sambizanga totalizou três títulos continentais da categoria, depois de ter sido campeão em 2014, em Saurimo (Lunda-Sul), e em 2015, em Vitória (Ilhas Seychelles).

Natural de Luanda, este angolano de 19 anos, também foi campeão nacional de partidas rápidas, em 2017, e teve participação meritória na 52.ª edição do tradicional torneio internacional "Memorial Capablanca", realizado entre 26 de Abril e 6 de Junho, em Matanzas, Cuba.


Demarte Morais Chenda Pena "The Wolf" (O Lobo), MMA

Demarte Morais Chenda Pena ou "The Wolf" (O Lobo), como é conhecido no circuito de Artes Marciais Mistas (MMA), nasceu há 28 anos na cidade de Luanda.

A 16 de Dezembro de 2017 revalidou o título Mundial de Exthreme Fighting Championship EFC Worldwide, peso galo, vencendo por KO Técnico, ao quarto assalto, o sul-africano Irshaad Sayed, em combate realizado em Pretória (África do Sul). O triunfo no combate, de cinco assaltos, permitiu ao desportista angolano melhorar o seu recorde pessoal, somando 13 vitórias e 0 derrotas.

Antes, em 2015, conservou o estatuto de Melhor Peso Galo da EFC, depois de derrotar outro sul-africano, Cedric Doyle, estando na posse do cinturão de campeão há seis anos.

VOTE E GANHE UMA ASSINATURA DIGITAL DO NOVO JORNAL

Conheça o Júri da Categoria DESPORTO aqui

Consulte o regulamento do Passatempo aqui


Caso tenha alguma dúvida ou deseje fazer uma sugestão, envie um e-mail para [email protected]