A UNITA não tinha indicado os seus quatro representantes na CNE, em protesto contra a Resolução n.º 118/24, da Assembleia Nacional, que definiu a nova composição do órgão. O principal partido da oposição considerou a distribuição de assentos "ilegal" e recorreu ao Tribunal Constitucional, que rejeitou a sua pretensão.
A resolução estabeleceu nove comissários para o MPLA, quatro para a UNITA e um para cada um dos restantes partidos com representação no órgão: PRS, FNLA e PHA.
A juntar a William Tonet, a UNITA indicou Domingos Inácio Francisco, António José Ventura e Augusto Samuel.
A CNE é um órgão independente que organiza, coordena e conduz os processos eleitorais. O plenário é composto por 17 membros, distribuídos de acordo com a representação resultante das eleições gerais de 2022.
