Euclides Luís de Castro, que foi o único candidato ao conclave, que contou a participação de 141 delegados, foi eleito com 125 votos, acto que ocorreu na província do Huambo.

Na sua primeira intervenção, o novo presidente do partido disse que a sua organização pretende inaugurar o trabalho de "um tempo novo, com ideias, liberdade, responsabilidade e transparência".

"O primeiro congresso constitutivo representou a construção de um novo projecto de sociedade em Angola, pois simboliza maior organização das estruturas económicas e financeiras, bem como o funcionamento do sistema judicial", disse.

Refira-se que dos 14 partidos políticos legalizados pelo Tribunal Constitucional (TC), nove vão realizar os seus congressos ordinários tendo em vista a realização das eleições gerais de 2027.

Segundo apurou o Novo Jornal, das organizações políticas que vão realizar os seus conclaves, destacam-se a UNITA, Bloco Democrático, Partido de Aliança Livre de Maioria Angolana (PALMA), Partido Pacífico Angolano (PPA), Partido Nacional de Salvação de Angola (PNSA), PRA-JÁ Servir Angola, Partido Liberal, Partido CIDADANIA e PADDA-Aliança Patriótica.