Segundo a presidente do CPE Namibe, Desidéria Ndakupapo, a organização está agora a receber o material eleitoral, que ainda não foi distribuído pelas assembleias de voto.

"Não há voto antecipado. A informação não corresponde à verdade dos factos. Nesta altura, não temos nenhum boletim de voto em nenhuma das assembleias de voto, pois estamos a receber o material para o processo de votação", afirmou, citada pela Angop.

Também a directora provincial do Fundo de Apoio Social (FAS), Nayole Araújo, veio desmentir o conteúdo dos vídeos, explicando que há mais de um ano que o organismo leva a cabo o processo de cadastramento para entrega de bens alimentares e valores monetários às famílias vulneráveis, onde o programa já foi executado nos municípios do Virei e da Bibala.

"Nesse processo, para as famílias que não sabem assinar o documento, o Governo entendeu usar tinta indelével como forma de confirmar a identidade do beneficiário no sistema", declarou.

"Esta tinta é uma estratégia que o FAS usa para o controlo de quem já foi cadastrado, para evitar a duplicidade de cadastramento", clarificou.

Estão autorizados a concorrer às eleições gerais de 24 de Agosto os partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO e a coligação CASA-CE.Do total de 14,399 milhões de eleitores esperados nas urnas, 22.560 são da diáspora, distribuídos por 25 cidades de 12 países de África, Europa e América.

A votação no exterior terá lugar em países como a África do Sul (Pretória, Cidade do Cabo e Joanesburgo), a Namíbia (Windhoek, Oshakati e Rundu) e a República Democrática do Congo (Kinshasa, Lubumbashi e Matadi).

Ainda no continente africano, poderão votar os angolanos residentes no Congo (Brazzaville, Dolisie e Ponta Negra) e na Zâmbia (Lusaka, Mongu, Solwezi).

A Comissão Nacional Eleitoral criou 13.238 assembleias de voto, constituídas por 26.443 mesas, no território nacional, enquanto que para a votação dos eleitores inscritos no estrangeiro foram criadas 26 assembleias de voto com 45 mesas de voto. Para este total de mesas de voto foram recrutados 105.952 membros.