De acordo com uma nota da Polícia Nacional, as "forças do Comando Provincial do Cunene da Polícia Nacional detiveram, recentemente, no território operacional da comuna, dois cidadãos nacionais, de 44 e 38 anos de idade, encontrados com 65 quilogramas de marfim".

Os suspeitos foram entretanto encaminhados para o Serviço de Investigação Criminal (SIC), para devidos procedimentos legais, informa a PN.

Recorde-se que nos últimos cinco anos, a fauna angolana perdeu 50 elefantes, na sua maioria abatidos desde o início de 2017, indica um relatório sobre o Inventário Nacional de Marfim recém-divulgado. Segundo o documento, este ano já desapareceram 30 paquidermes.

Angola tem actualmente em execução o seu Inventário Nacional do Marfim, o Plano de Acção Nacional do Elefante, o Programa Nacional do Marfim, estudos sobre o conflito homem/animal, que o Governo considera desafios e prioridades nacionais para o cumprimento de obrigações assumidas internacionalmente, nomeadamente as Convenções da Biodiversidade, da CITES e sobre as Espécies Migratórias.