Ano vem, ano vai, a juventude continua a ver os espaços para a prática de futebol nos bairros de Luanda desaparecerem progressivamente. Numa ronda feita nalguns bairros, pela reportagem do NJ, observou-se que os jovens jogam à bola nas ruas, fechando-as com pequenas balizas e pedras.

As estradas ou ruas dos vários bairros da capital do País passaram a ser os grandes palcos para renhidos "trumunus" de futebol. A invasão desses espaços - vocacionados para a circulação de meios rolantes - pelos jovens é consequência do encerramento ou inexistência, nas comunidades, de campos de futebol.

Estaleiros de construção civil, edifícios de escritórios e habitação e armazéns são as infra-estruturas que foram ocupando os locais onde os jovens e entusiastas do futebol se juntavam para a prática do futebol. No Bairro Operário (OP), por exemplo, há muitos anos que o campo, situado entre os prédios próximos do antigo mercado do Beato Salu, deixou de receber partidas de futebol. O espaço foi ocupado pela empresa de construção civil Namkwang.

Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://leitor.novavaga.co.ao/