Os cinco elementos cobravam valores entre 350 e 400 mil kwanzas para o suposto enquadramento nos quadros da segurança do Estado e da PN.

Fontes da DIIP confirmaram ao Novo Jornal que a detenção destes elementos foi possível mediante um trabalho de inteligência criminal que culminou com a detenção de uma lista de mais de 150 pessoas.

Segundo a Direcção de Investigação de Ilícitos Penais, dois elementos do grupo detido, identificaram-se como sendo efectivos do comando geral da Polícia Nacional, em fase de pré-reforma.

Conta a Polícia que os mesmos alegaram que não se tratava de recrutamento para o SINSE e a PN, mas, sim, de recrutamento para a uma suposta empresa privada de segurança, que não souberam detalhar.

Conforme a DIIP, na lista das pessoas a serem supostamente enquadradas estavam cidadãos catalogados com patentes de tenente, coronel e capitães das Forças Armanda Angolanas (FAA).

A DIIP apurou que os encontros secretos eram realizados há mais de um anoem que as 150 pessoas recebiam aulas sobre estratégia militar, ocorridas em algumas escolas públicas, com realce para uma das escolas do Capalanca, em Viana.

O Novo Jornal apurou que diligências prosseguem junto da DIIP para apurar as reais motivações destes recrutamentos.