A decisão, a ser anunciada em Washington neste dia reservado a Angola (Angola day), recai sobre os projectos submetidos ao Conselho de Administração do Banco Mundial pelo Governo angolano ligados ao apoio orçamental de garantia para o sector das águas e reforço do sector da protecção social.

O ministro das Finanças, Archer Mangueira, manifestou-se confiante na aprovação do empréstimo.

"Estamos todos na expectativa do Angola Day e falaremos sobre as expectativas que se colocarão ao País, com os importantes financiamentos a serem aprovados pelo Banco Mundial", afirmou.

Esta negociação com o Banco Mundial tinha já sido anunciada por João Lourenço, em Março, enquanto presidente do MPLA, quando discursava na abertura da 7.ª reunião do Comité Central do partido.

O Chefe Estado afirmou que Angola se encontrava a negociar com o Banco Mundial (BM) dois empréstimos, um no montante de 1.200 milhões de dólares para projectos de energia e águas e protecção social, e outro no valor de 1.500 milhões USD para apoio à tesouraria.

Os empréstimos, no valor total de 2,7 mil milhões dólares norte-americanos, serão reembolsáveis em 30 anos e com taxas de juro na ordem dos 2,5%.

João Lourenço reafirmou, na altura, que Angola está "a reanimar" a economia nacional, lembrando os financiamentos que o País tem conseguido sem a contrapartida do petróleo, "atitude considerada como uma boa prática e, como tal, recomendada pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Banco Mundial".