Com esta atribuição pelo BNA, a UNITEL Serviços Financeiros Móveis, passa a poder usar as suas plataformas para que os seus clientes tenham a possibilidade de pagar online serviços e aquisições feitas através da Internet ou serviços contratualizados.

O objectivo do BNA, segundo informa em comunicado divulgado no seu site oficial, é caminhar em direcção a uma maior inclusão financeira.

"A atribuição desta licença vai ao encontro de uma das acções prioritárias do Plano Nacional de Inclusão Financeira, que passa por garantir à população, um maior acesso à rede de serviços financeiros", nota o BNA.

Essa "nclusão financeira" também passa por permitir transferências móveis e instantâneas, vulgarmente conhecidas como pagamentos móveis.

"Depois do lançamento das contas Bankita assim como das contas simplificadas, o Banco Nacional de Angola dá mais um passo visando incrementar o número de cidadãos com acesso a serviços financeiros básicos para o equivalente a 50% da população adulta, até finais de 2022", aponta este comunicado como objectivo concebido para este serviço disponibilizado à UNITEL através de despacho assinado pelo governador Lima Massano.

O BNA, sublinhando que tem como entendimento que "a inclusão financeira é uma condição fundamental para o desenvolvimento económico sustentável", adianta que "tem participado em acções conducentes à criação de um ecossistema de pagamentos moderno e inclusivo".