O certame contou, este ano, com 255 expositores de empresas nacionais e representantes de 11 países com "stands" montados num recinto que tem a Baía de Luanda como pano de fundo.

O lema escolhido foi "Diversificar a economia e potenciar a produção nacional, visando uma Angola auto-suficiente e exportadora", e houve prémios distribuídos na noite de ontem, sábado 29.

O grande prémio foi entregue à Sonagol, que recebeu o galardão de ouro, acompanhado com um quadro de honra, pois a petrolífera também foi a vencedora da categoria de melhor participação do sector petrolífero na Filda/2017.

A entrega dos prémios foi feita pela ministra da Indústria.

Portugal, através da Associação das Empresas Portuguesas (AEP), também levou para casa um galardão, na categoria de melhor representação internacional

Para as categorias de melhor activação de marca e participação de entidades e empresas públicas, a Administração Geral Tributária (AGT) foi a vencedora dos dois prémios, enquanto a empresa Automatriz ganhou o prémio de melhor participação de máquinas e equipamentos.

Na categoria de melhor participação bancária, o prémio foi entregue ao Banco de Poupança e Crédito (BPC), enquanto a Epal venceu no sector da energia e águas.

No sector dos transportes e logística foi distinguido o Porto de Luanda. Na categoria de produtos inovadores destacou-se o banco Bai (Bai Directo). Na área da saúde foi o vencedor o Centro de Fisioterapia "Ana Carolina".

A Unitel foi a vencedora do prémio tecnologias de informação. Na área da indústria transformadora foi distinguida a ADA.

Os prémios das categorias de melhor participação de serviços e materiais de construção civil, bebidas, alimentação e comércio foram atribuídos às empresas Fabrimetal, Cuca, Kikovo e ao supermercado Candando, respectivamente.

As outras categorias foram atribuídas à Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), que venceu o prémio de melhor participação de serviços, a ENSA (na categoria de seguros), Anglobal (na área de prestação de serviço, banca e Tic) e a Hull Blyth (na área da educação, formação e consultoria).

O certame ainda pode ser visitado até às 18 horas.